sexta-feira, julho 19, 2024
AMAZONASPOLÍTICA

Wilson Lima ultrapassa Amazonino Mendes em pesquisa espontânea da Iveritas

Manaus | AM

Estudo feito pelo Iveritas Instituto de Pesquisa e divulgado nesta segunda-feira (6), mostra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) com 22,7% das intenções de votos contra 22,1% de Amazonino Mendes (Cidadania) no cenário espontâneo – quando os nomes não são revelados ao eleitor – na disputa pelo Governo do Estado.

Na sequência, aparecem o senador Eduardo Braga (MDB) com 14,8%, a defensora pública Carol Braz (PDT) que somou 2,4%, o senador Plínio Valério (PSDB) que tem 1,8% e o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 1,6%. O ex-governador Henrique Oliveira (Podemos) também somou 1,6% seguido de Marcelo Amil (Psol) com 0,4%.

Chama atenção nesse estudo o número de pessoas não souberam dizer em quem votariam: 31%.

A coleta de dados foi feita entre os dias 25 de abril e 5 de maio em Manaus e mais 12 municípios do interior. No total, foram ouvidos 5.906 eleitores.

Essa é a segunda pesquisa espontânea em menos de uma semana que mostra o atual chefe do Executivo Estadual no topo da preferência do eleitorado. No último dia 31 de maio, levantamento da Perspectiva apontou Wilson com 13,1% contra 12,2% de Amazonino.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, há um empate técnico. Amazonino aparece ligeiramente à frente com 29% contra 28,1% de Wilson. Braga soma 19,2%, Carol Braz 3,6% e Ricardo Nicolau 3%.

Somaram pontos também Plínio (2,8%), Henrique (2,5%) e Amil (0,9%).

Não sabem em quem vão votar representaram 8% e os que pretendem votar em branco ou nulo, 3%.

No quesito rejeição, Wilson aparece com 23,3%, seguido de Eduardo com 21,4% e Amazonino que tem 16,4% de pessoas que dizem não votar nele.

Veja a pesquisa completa abaixo: