quinta-feira, junho 13, 2024
AMAZONAS

Carnaval 2023: confira os enredos das escolas de samba do AM e horário das apresentações

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial acontece neste sábado (18/02), no Centro de Convenções – Sambódromo


Com a temática “Carnaval na Floresta”, o Carnaval de Manaus 2023 já está rolando tem seu ponto alto neste sábado (18/02), com o desfile das escolas de samba do grupo especial, no centro de convenções – sambódromo.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  e coordenação da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (CEESMA), os desfiles ficam por conta das oito escolas que compõem o grupo especial de Manaus e disputam o título de campeã do Carnaval na Floresta 2023.

Conheça a ordem de desfile, horários e os enredos que as agremiações do grupo especial vão levar para a avenida do sambódromo:

Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra
Horário do desfile: 20h
Enredo: “Ratanabá: O segredo milenar da Amazônia”
A escola vai revelar na avenida do samba, o mundo místico de Ratanabá, cidade imaginária que viralizou nas redes sociais. O enredo vai mostrar o mundo de 450 milhões de anos no passado e apresenta como seria a primeira capital do mundo e suas riquezas, dentre elas, esculturas em ouro e, principalmente, tecnologias avançadas que, para além da fauna e da flora, seriam o verdadeiro motivo da cobiça dos países pela Amazônia.

Grêmio Recreativo Carnavalesco Primos da Ilha
Horário do desfile: 21h20
Enredo: “D’Além mar, o Amazonas conquistou! José Azevedo, o legado do gajo sonhador”
A agremiação do bairro de São Francisco vai contar a história de vida do fundador do Grupo TV Lar, o empresário, comendador e cônsul honorário de Portugal no estado, José dos Santos da Silva Azevedo, que faleceu em 2018, aos 84 anos. O enredo apresenta o empresário como um dos responsáveis pelo crescimento econômico da capital amazonense.

Grêmio Recreativo Social Escola de Samba Andanças de Cigano
Horário do desfile: 22h40
Enredo: “Não deixe o samba morrer, não deixe a cultura acabar, o povo cigano clama: ‘salve’ a cultura popular!”
Sinopse: A Andanças de Cigano traz um enredo que clama por respeito, pela luta contra a intolerância e outras questões que possam prejudicar a cultura popular. A agremiação enaltece a contribuição de diversos povos, a pluralidade de manifestações culturais no Brasil, representadas por meio de celebrações, rituais, danças e festas. De norte a sul, de leste a oeste, essas manifestações expressam a multiplicidade cultural do país.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade
Horário do desfile: 00h
Enredo: “Bate forte o tambor, Furiosa! Eu quero é Tic, tic, tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”
Sinopse: A Reino Unido vai apresentar a vida e a trajetória do artista Zezinho Corrêa. Ícone da cultura do estado, Zezinho, nasceu no município de Carauari e levou o canto, a essência e a magia do Amazonas para o mundo. Vocalista do grupo Carrapicho, o artista faleceu em 2021 e deixou um legado de sucessos, entre os quais, “Tic, tic, tac”, que exalta a cultura regional e ganhou destaque internacional.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida
Horário do desfile: 1h20
Enredo: “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”
Sinopse: A verde e branco vai levar o folião à formação do planeta Terra, ressaltando a importância da água na existência da vida. A agremiação do bairro da Aparecida pretende chamar atenção à preservação dos recursos hídricos.

Grêmio Recreativo Cultural Escola A Grande Família
Horário do desfile: 2h40
Enredo: Eirunepé “O Cordel Amazônico”
Sinopse: A agremiação que nasceu na zona Leste de Manaus irá levar para avenida a saga dos nordestinos brasileiros fugindo da seca, navegando pelos rios na busca de melhoria de vida nos seringais da Amazônia. Dentre tantos seringais, será citado “Eiru”, seringal que deu origem à cidade de Eirunepé, no rio Juruá, no Amazonas. A avenida do samba será palco do cordel de amor do sertanejo pela índia kulinaã, do trabalho árduo dos seringueiros e da perseverança de um povo que não desiste de lutar.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada
Horário do desfile: 04h
Enredo: Obu Manaó – O alvorecer da cura, sob as bênçãos do céu. Anauê, Samel!
Sinopse: A nação alvoradense faz uma homenagem ao fundador do Grupo Samel, Luiz Fernando Nicolau, que faleceu aos 74 anos, em 2020, vítima de complicações da covid-19. A escola vai contar a saga do médico nascido na cidade de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, que construiu história em Manaus, se dedicando à carreira política, trabalhos humanitários e ao conhecimento científico da medicina.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia
Horário do desfile: 05h20
Enredo: “A nossa especialidade é ser especial, por um mundo mais acessível e humano”
Sinopse: A Vitória Régia vai contar, cantar e decantar a história da população que possui algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial. A verde e rosa da Praça 14 faz um convite à reflexão sobre o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir, fortalecer e promover os direitos dessas pessoas, pedindo por um mundo mais inclusivo, igualitário, acessível e humano.

Com informações da Redação.