Hospital 28 de Agosto alcança a marca de 7,7 mil cirurgias de urgência e emergência em oito meses
Por dia, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto realizou em média 32 cirurgias nos últimos oito meses no estado. No período, a unidade hospitalar totalizou 7.743 cirurgias de urgência e emergência, a maioria proveniente de situações de acidentes, conforme números da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Destas cirurgias, 2.322 foram cirurgias gerais e 2.141 foram de ortopedia, atendendo onze especialidades diferentes.
Localizado na Av. Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, na zona sul de Manaus, o HPS é um dos quatro grandes hospitais da capital amazonense. A diretora da unidade de saúde, enfermeira Júlia Marques, ressalta a importância do hospital para a rede de atendimento e explica o caráter dos procedimentos cirúrgicos realizados no HPS.
“O hospital 28 de agosto é o maior hospital do estado do Amazonas, nós temos mais de 380 leitos. Até o mês de agosto, nós já realizamos mais de 7.700 cirurgias, e o que são essas cirurgias? São cirurgias de urgência e emergência, não são as cirurgias eletivas. Os pacientes que adentram a unidade apresentam um quadro clínico mais estável, eles são encaminhados para as cirurgias nos hospitais de apoio, de retaguarda”, explicou a diretora.
Queimaduras
O hospital também realizou, no mesmo período, mais de 197 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), em vítimas de queimaduras leves e graves, destas 70 necessitaram de procedimentos cirúrgicos.
“Nós somos referência. São 16 leitos de enfermaria e quatro leitos de UTI. Nos últimos meses, esses números aumentaram bastante e esses pacientes têm vindo todos para o 28 de Agosto. Infelizmente, alguns vêm à óbito, mas pela gravidade, em nenhum momento por falta de socorro, porque nós temos aqui um centro muito bem equipado para atender esses pacientes”, afirmou a diretora.
Psicossocial
Outros números registrados pelo hospital foram os de atendimentos psicológico e assistência social. Através de sua equipe de psicólogos, o hospital realizou mais de 4 mil atendimentos individuais aos pacientes de urgência e emergência, além das tele e áudio visitas para pacientes internados. Já os profissionais de assistência social realizaram mais de 23 mil atendimentos à acompanhantes, familiares e pacientes internados.