Confira os pontos de vacinação contra Covid-19 para esta semana em Manaus
A capital terá 52 pontos de vacinação, sendo quatro exclusivos para crianças de 5 a 11 anos
A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua esta semana com 52 pontos de atendimento distribuídos em todas as zonas da cidade.
São 47 locais para o público de 12 anos ou mais e quatro exclusivos para crianças de 5 a 11 anos. O Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) manterá estações para os dois públicos.
Os 52 pontos estarão abertos de segunda-feira (18) até a quarta-feira (20), de 9h até 16h.
Na quinta (21) e na sexta-feira (22), os locais não funcionarão por causa do feriado e retornarão no sábado (23).
Djalma Coelho, secretário da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), informou que os pontos de vacinação ofertarão da primeira à quarta dose, de acordo com os públicos e prazos definidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário também informou que, após um período de quatro meses, a imunidade contra o vírus começa a cair e o grau de vulnerabilidade à Covid-19 aumenta. Por isso, é preciso continuar com a imunização para manter o perfil epidemiológico.
“Mesmo idosos e trabalhadores da saúde que estão sendo vacinados contra a influenza devem ir aos pontos de atendimento. As vacinas podem ser tomadas ao mesmo tempo, não sendo mais necessário aguardar 14 dias”, alerta.
Para as pessoas que estão com sintomas de qualquer doença na fase aguda, a Semsa recomenda que aguarde a completa recuperação e só depois procurem um ponto de vacinação.
Intervalo
O intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira dose é válido para a faixa etária de 18 a 59 anos.
Para quem tem 60 anos ou mais. o intervalo é de três meses.
Pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo é de apenas 28 dias.
Para crianças e adolescentes, ainda não tem recomendação para dose de reforço.
A exceção é para os adolescentes imunossuprimidos, que devem tomar a terceira dose depois de dois meses.
Idosos de 70 anos ou mais e os adultos com imunossupressão podem tomar a quarta dose após quatro meses.
Locais
Para as crianças, serão mantidos os cinco pontos estratégicos de atendimento: Sambódromo, na zona Oeste; Sesi-Clube do Trabalhador, na zona Leste; Studio 5 e parque Cidade da Criança, na zona Sul, com funcionamento das 9h às 16h. Já o shopping Via Norte, na zona Norte, estará aberto das 10h às 16h.
Os endereços de todos os locais de vacinação, com os imunizantes disponíveis, documentação exigida e horários de funcionamento, podem ser consultados no site da Semsa por meio do link ou nos perfis da Semsa nas redes sociais.
Fonte: Assessoria de comunicação