sexta-feira, novembro 22, 2024
MUNDO

Homem abre fogo contra clientes e mata ao menos 10 em mercado dos EUA

O Federal Bureau of Investigation (FBI) apura o massacre no supermercado de Buffalo, cidade do estado de Nova York, como crime racial. Autoridades locais deram entrevista coletiva à imprensa norte-americana, transmitida pela internet, na qual confirmaram 10 mortes após um homem entrar no estabelecimento fortemente armado e atirar contra as pessoas.

O assassino, que tem 18 anos, escreveu manifesto no qual se descreve como um supremacista branco.

Ao todo, 13 pessoas foram atingidas com os disparos do jovem. Entre elas, 11 eram negras. A Swat, o FBI e a polícia local investigam o caso. A polícia de Buffalo disse que o FBI trata a situação como crime de ódio com motivação racial.

Joseph Gramaglia, comissário de polícia de Buffalo, afirmou que o homem estava fortemente armado. John Garcia, xerife do Condado de Erie County, completou: “Foi um crime de ódio com motivação racial. Foi por pura maldade”.

Além disso, confirmou que o assassino não era de Buffalo e “viajou por horas” até chegar à cidade. Até a última atualização deste texto, a identidade dele não havia sido divulgada.

O atirador que abriu fogo contra clientes de um supermercado nos EUA e transmitiu o ataque pela Twitch, plataforma de streamings, estava com equipamentos de proteção e armas de alto calibre.

Após atirar contra clientes e o segurança do mercado, ele se ajoelhou e colocou a arma no pescoço, indicando que tiraria a própria vida, mas a polícia ordenou que ele se entregasse. O homem obedeceu e foi preso.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, ligou para a governadora de Nova York e pediu o máximo de atenção na apuração dos fatos. Kathy Hochul informou no Twitter que estava a caminho de Buffalo para acompanhar de perto o caso.

Transmissão ao vivo

Imagens gravadas pelo próprio atirador mostram o homem no estacionamento pouco antes de atirar contra clientes. Somente no estacionamento, ele acertou quatro pessoas.

Veja vídeo na Twitch antes do ataque:

Ao chegar no estabelecimento, a polícia encontrou diversas vítimas no chão do lado de fora do supermercado e outras dentro da loja.

Veja o primeiro comunicado da polícia local após a tragédia:

Fonte: Metrópoles.